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Liberar ou não o uso das redes sociais no trabalho?

Camillo Di Jorge 22/10/2013 10h00

Há prós e contras em cada uma das situações analisadas, porém o ideal é avaliar em conjunto

As redes sociais, blogs e e-mail pessoal são uma realidade e fazem parte do dia a dia do funcionário em qualquer momento ou situação cotidiana, no trabalho ou no lazer.

No entanto, é sempre polêmica, a discussão dos gestores de TI em liberar ou não o uso da internet, redes sociais e blogs nos dispositivos corporativos, principalmente, notebooks e desktops, além de smartphones e tablets no uso de redes sem fio nas empresas. E o segmento corporativo, ainda não chegou a um consenso sobre o tema. Nesse debate, as opiniões se dividem em três vertentes: os que apoiam e protegem sua rede para liberar 100% esse uso, os que protegem e apoiam o uso moderado e controlado e aqueles que não apoiam e bloqueiam 100% as redes sócias e internet no ambiente de trabalho.

Embora ainda seja pequena a porcentagem de empresas que liberam 100% o uso das mídias sociais, essa discussão e análise tem se tornado comum no mundo corporativo, à medida que cresce o número de usuários e os recursos disponíveis nessas redes de relacionamento.

CEOs, diretores e gerentes se questionam porque e como devem liberar ou não o uso dessas ferramentas? Acreditamos que a melhor postura das empresas e executivos, antes mesmo de decidirem por liberar, controlar ou inibir esse uso, é educar os funcionários e colaboradores para usarem essas redes com consciência e sem prejudicar as atividades diárias no trabalho.

Há prós e contras em cada uma das situações analisadas, porém o ideal é avaliar em conjunto, com executivos de várias áreas da empresa, os prejuízos e vantagens de liberar ou inibir essa ferramenta. Se por um lado, proibir o acesso às mídias sociais nos dispositivos corporativos e no ambiente de trabalho pode ser uma medida inútil e vista com antipatia pelos profissionais, podendo levá-los a usarem equipamentos pessoais no trabalho, por outro, liberar 100% o uso das redes pode incentivar a dispersão e diminuir os resultados, prejudicando a entrega.  

Não há alternativa mágica, mas é preciso adaptar-se a essa nova realidade e hábito social. Sugerimos recorrer ao bom senso, eduque, monitore, cobre resultados e adicione com moderação esse novo hábito social  à cultura organizacional da empresa.

Abaixo enumero alguns pontos prós e contras que podem ajudar na tomada de decisão, que deve ser definida em equipe, pelos departamentos e áreas da empresa, levando em consideração o tipo de trabalho desenvolvido pelo profissional e também  sua formação e idade da maioria dos funcionários.

Prós

- Sua empresa está ou vai estar em alguma rede social como facebook, Twitter, etc

- O conteúdo não é de todo inútil e desinteressante. Muitas empresas e veículos de comunicação estão nessas redes e com a velocidade da informação, esse é um recurso rápido para buscar informações importantes para as atividades empresariais e até para conhecer e saber sobre a concorrência

- Use as mídias sociais a seu favor, poste informações públicas da empresa nesse meio e assim você terá a oportunidade de se comunicar com seu funcionário, familiares e comunidade

- Blogs são veículos de comunicação e trazem informações importantes para os diversos públicos e perfis de profissional

Pode ser usada para comunicação entre funcionários, para contatar clientes  e até para buscar prospects

Contras

- Sem treinamento e educação sobre a política de utilização das mídias sociais no trabalho, o funcionário ou colaborador pode despender grande parte do seu tempo na rede, prejudicando o desempenho profissional

- Entrega atrasada das atividades e comprometimento dos resultados

- Smartphones, iphones, ipads, tablets, redes sem fio, mobilidade digital todos estão ao alcance do funcionário. Se ele não tiver acesso às redes sociais no  computador da empresa, poderá utilizar seus equipamentos pessoais por mais tempo no próprio ambiente de trabalho.  

Avalie, pondere os vários aspectos desse tema e boa sorte na escolha!

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