Segurança

Dados seguros - Segurança
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Por que e como proteger uma micro ou pequena empresa?

Camillo Di Jorge 03/09/2013 11h00

Conheça algumas dicas básicas de segurança empresarial

"A minha empresa é pequena. Quem vai querer roubar minhas informações? Não faço backup, nem tenho tanta tecnologia! Devo bloquear ou não as redes sociais?". Essas são algumas questões e crenças que rondam o universo da maioria dos empreendedores e proprietários de micro e pequenas empresas. E a resposta é simples: Sim, você deve se proteger não importa o tamanho ou área de atividade de sua empresa. Tem sempre alguém querendo ter o que você conquistou e pronto para roubar ou danificar seus dados no mundo virtual.

Segurança é um tema sempre muito discutido pelas micro, médias ou grandes empresas, cada uma com mais ou menos especificidade e complexidade tecnológica. Reforço a necessidade de proteção dos dados, da inteligência informacional, de qualquer empresa, por menor que seja.

Todas as informações de sua empresa podem ser alvo de ataques, sejam as administrativas, operacionais, financeira e de desenvolvimento de produtos e serviços, além de contatos de clientes, fornecedores e funcionários, tudo pode despertar o interesse de um ladrão que ataca pela internet, que provavelmente irá usar seus dados para roubar seu dinheiro ou até repassar informações para um concorrente.

Há situações bem próximas da realidade e que já aconteceram inúmeras vezes no mundo corporativo que deve ser evitado por meio de soluções de segurança. Já imaginou o tamanho do problema, se seu cliente recebesse um e-mail enviado de sua conta pedindo para clicar em um link e ser infectado por um vírus, que poderá roubar todos os dados dele? E no caso de um vírus que danificou os dados de todos os computadores de sua empresa, que estavam  em rede, e você não possuía uma cópia (ou um sistema de backup) dessas informações?

Para evitar esses ataques, existem diversas formas de proteção e o uso de uma solução de antivírus é a mais simples e acessível, porém uma das mais importantes. É recomendada a contratação de um técnico em TI para aplicação dessas soluções, técnicas e processos de segurança. Aliado a isso, o interesse e conhecimento da importância de se ter segurança em sua rede corporativa, qualquer que seja o tamanho do seu negócio, contribuirá para manter e melhorar a performance de suas atividades, interrupções e prejuízos inerentes com a perda de dados, evitando as perdas irreversíveis.

Algumas dicas básicas de segurança empresarial são: Instale uma solução de antivírus e antiphishing. Configure seu sistema gerencial para que todos os e-mails ao serem recebidos sejam escaneados por esses programas; adote políticas de bloqueio com o uso autorizado das portas USB e discos rígidos de DVD e CD; utilize um servidor ou HD externo de alta capacidade e configure os computadores para backup automático de todas as informações; defina se deve liberar ou bloquear as redes sociais, para quem e quais circunstâncias.

Outra orientação importante é bloquear o acesso a links vindos de redes sociais, além de proteger a rede de internet sem fio, caso tenha na empresa. Se for necessário faça uma rede para visitantes, que não tenha acesso à rede de sua empresa e configure todos os computadores com senhas seguras que possuam letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Além de todo esse cuidado é necessário explicar ao funcionário o motivo de toda essa proteção e como ele pode ajudar a evitar a perda de informações. Programas de treinamento e educação internos ainda são as maiores ferramentas para proteção online.

Infelizmente, sua empresa não estará 100% segura com essas orientações, mas a adoção das práticas citadas vai auxiliar a melhorar o seu nível de proteção, atingindo níveis bem satisfatórios. Converse com seu técnico de TI e peça ajuda para proteger suas informações, ele saberá os melhores produtos do mercado para o que sua empresa precisa.

Segurança Dicas Governança corporativa Corporativismo
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você