Segurança

Espionagem / Segurança
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Veja 10 dicas de segurança

Camillo Di Jorge 13/08/2013 13h30

Sugestões ajudam empresas e internautas a se proteger

Segurança é uma palavra que está no dia a dia de toda pessoa física ou jurídica. Segurança nas ruas, nas transações bancárias, no uso do smartphone, computador ou tablet, de e-mail pessoal ou corporativo e no acesso às informações disponíveis na rede da empresa e na internet.

Atualmente, a lista de exposição a situações inseguras é enorme e tende a crescer a níveis exponenciais, por isso vivemos procurando soluções e nos perguntando diariamente: minhas informações e meus dados estão 100% seguros? A resposta, infelizmente, é não.

Essa pergunta é muito comum e a busca por melhorias é contínua, principalmente, para empresas sempre preocupadas em não expor seus dados confidenciais, e que buscam as melhores soluções de segurança.

Antigamente, as principais ameaças para a segurança dos dados de uma empresa consistiam em um funcionário se apropriar de um documento e vender os dados para um concorrente, e a ocorrência de incidentes como incêndio ou alagamento, onde toda a documentação poderia ser definitivamente danificada ou perdida. Nesses casos, a maioria das empresas não mantinha uma solução de backup ou uma cópia das informações em outro local seguro e se via em sérios apuros.

Hoje, todas essas informações estão no servidor da empresa ou na nuvem (cloud computing), uma solução que muitos ainda não conhecem e não confiam, mas que cada vez mais vem sendo utilizada. E, mesmo nesses ambientes, nos deparamos com problemas de segurança, por falta de tecnologia adequada e também de processos internos que promovam a proteção dos dados.

Aliado a esses fatores, o aumento da quantidade de acessos e de troca de informações pela internet, online e ontime, em todo o lugar e em diversos dispositivos, fixos e móveis, seja no trabalho ou em casa, reforça os cuidados com a proteção das informações. O noticiário de imprensa está repleto de notícias sobre vazamentos e roubos de informações por hackers e por funcionários, qualquer que seja o tamanho da empresa ou o país de origem.

Essas ameaças online preocupam os técnicos e gestores de TI das empresas. Não basta apenas bloquear portas USB e drivers de mídia para dispositivos não autorizados, e o acesso à páginas de conteúdo online ou redes sociais. Bloquear e impedir o acesso e utilizar diversas ferramentas e soluções de segurança para rede, computadores e dispositivos móveis como smartphones e tablets, não são e nunca foram a melhor e única solução para esses problemas de vazamento de informação.

O que recomendamos, além da utilização de soluções tecnológicas eficientes, que sempre ajudam, é uma oferecer orientação aos funcionários para o uso tanto dos equipamentos tecnológicos quantos dos conteúdos virtuais. É preciso mudar a mentalidade das empresas de "política de controle interno" para uma "política de treinamento e educação interna".

É preciso treinar e educar as pessoas para como e de que forma utilizar a rede da empresa, intranet, e a internet, para acessar e compartilhar informações de modo seguro. O que pode e o que não pode ser feito para manter a segurança o mais próximo dos 100%.

Preparamos dez dicas de segurança para empresas e usuários utilizarem tanto no momento de trabalho como de lazer.

  1. Não abra e-mails de contatos desconhecidos.
  2. Não forneça suas senhas para ninguém e evite anotá-las em papéis e em arquivos no computador.
  3. Faça backup, cópia segura, de todos seus dados em um dispositivo externo como HD, cartão de memória etc.
  4. Mantenha o sistema operacional do seu computador atualizado
  5. Tenha sempre uma solução de proteção contra ameaças online instalada e atualizada, como um antivírus.
  6. Ao acessar contas bancárias, redes sociais e e-mails em computadores públicos e não conhecidos, tome cuidado ao digitar a senha. Se ela for solicitada mais de uma vez, desconfie. Não salve usuário e senha e desconecte na opção sair e não feche somente a tela, isso não “desloga” seu usuário, apenas fecha a página.
  7. Não forneça dados pessoais como número de cartão de crédito, endereço e CPF em sites não seguros.
  8. Verifique se o site possui alguma certificação de segurança oficial.
  9. Conecte seu dispositivo móvel em redes sem fio seguras. Em redes abertas, sem senha, você pode se tornar um alvo fácil de ataques.

10. Sempre desconfie e se proteja. Prudência e bom senso é a melhor proteção.

Segurança empresa Governança corporativa Corporativismo
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você