Segurança

uber app

5 dicas para você usar o Uber com segurança

Rodrigo Loureiro, editado por Leonardo Pereira 06/02/2017 14h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com os recentes casos envolvendo problemas com motoristas e passageiros do Uber (e de aplicativos semelhantes), muitos usuários estão receosos em usar o app e, inclusive, enviaram mensagens ao Olhar Digital perguntando como solicitar um carro com mais segurança. Por isso, nós separamos cinco dicas para ajudar você a usar os aplicativos de transporte individual de forma segura.


Não espere na rua

Reprodução

Além de ser uma vítima fácil para ladrões, que muito provavelmente vão ver que você está esperando algo (e com um celular na mão), falsos motoristas podem alegar que estão usando carros diferentes por algum motivo para fazer você embarcar em uma emboscada.

Identifique o carro e o motorista

Reprodução

Quando o seu carro chegar, veja se o modelo e a placa do carro batem com o informado no aplicativo. Além disso, pergunte ao motorista o nome dele para comparar com o do app (isso ajuda a evitar entrar em carros roubados). Cheque a aparência para comparar com a foto no smartphone. Nunca dê seu nome antes.

Veja se há mais alguém no carro

Reprodução

Se pediu um carro nas categorias em que as corridas não são compartilhadas, você, obrigatoriamente, não deverá dividir o trajeto com nenhum outro passageiro. Desconfie se houver mais alguém no carro além do motorista.

Compartilhe o trajeto com amigos ou parentes

Reprodução

Um dos recursos do Uber que garante mais segurança aos passageiros é utilizar a opção de compartilhar o trajeto do seu carro com contatos do smartphone. Isso permite que seus amigos ou parentes notem se o carro não estiver indo em direção ao destino indicado. O motorista não é alertado quando o usuário escolhe essa opção.

Indique o caminho de sua preferência

Reprodução

Os motoristas do aplicativo geralmente usam programas de GPS como Waze ou Google Maps. No entanto, caso prefira, o passageiro pode indicar ao motorista qual caminho ele deseja seguir. A orientação é que o motorista converse com o passageiro sobre essa escolha e diga se poderá ou não aceitar seguir no caminho indicado. A recusa acontece quando o motorista sabe de algum problema no trajeto indicado (como ruas perigosas e vias fechadas). 

Segurança Aplicativos uber
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você