Segurança

android lento, android vírus, android malware

8 aplicativos infectados com vírus foram encontrados na Google Play Store

Juliana Américo, editado por Daniel Junqueira 14/07/2017 17h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Os usuários do Android precisam ficar atentos. A PSafe identificou na última quinta-feira, 13, oito aplicativos maliciosos dentro da Google Play Store, sendo que mais de 120 mil smartphones podem ter sido infectados.


Os aplicativos suspeitos são Call Recorder, HDR Wallpapers, Girls HD, Girls Collection, Wallpapers HD+, SmartRingtones Lite, Light Booster Cleaner e QR Reader & Generator.

Segundo a empresa de segurança, o vírus permanece dormente até o celular ser reiniciado; é então ativado um código malicioso que, 15 minutos depois, começa a monitorar a existência de conexões Wi-Fi.

Com uma rede de internet, o vírus completa o ciclo de instalação e se conecta a um servidor remoto para receber comandos e fornecer informações do smartphone infectado, tal como modelo de aparelho e operadora de telefonia.

Após a infecção estar completa, o hacker consegue roubar o histórico de chamadas e mensagens SMS recebidas e enviadas, efetuar ligações, instalar novos aplicativos, além de ter acesso a comandos específicos para roubar fotos do usuário.

“Mesmo as lojas oficiais de aplicativos não estão 100% imunes à ação de hackers, podendo ser alvo de ataques. Por isso, é fundamental que o usuário esteja sempre atento às permissões de acesso que concede”, explica Emílio Simoni, gerente de segurança da PSafe. Além disso, é importante que o usuário tenha um antivírus instalado no smartphone.

-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android

Hackers Aplicativos Vírus Google Play ciberataque cibercrime
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você