Segurança

Hacker teclado DDoS

Adolescente invade sistema que ajuda a obter vistos da Rússia

Leonardo Pereira 28/12/2016 08h08
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um hacker de 17 anos diz ter invadido o sistema de uma empresa que ajuda americanos com o processo de obtenção de visto na Rússia e roubado informações de cerca de 3.000 pessoas.

Conhecido como Kapustkiy, o adolescente afirmou ao The Daily Center que foi relativamente fácil fazer a invasão, e também disse que contatou o US-CERT para informá-los sobre a vulnerabilidade. CERT é a equipe responsável por analisar ameaças cibernéticas nos Estados Unidos, segundo explica o BGR.

Kapustkiy não vai vender ou disponibilizar os dados pela internet. Ele faz parte de uma organização chamada New World Hackers e preferiu contatar as autoridades por temer que um “black hat” descobrisse a falha: “Fiz isso para que eles entendessem a consequência de um vazamento de dados”, disse.

O alvo do garoto foi o Russian Visa Center, que é controlado pela empresa americana Invisa Travel Logistics. Eles auxiliam seus conterrâneos com dicas e informações sobre o tipo de documentação necessária para conseguir um visto russo e até organizam encontros com oficiais consulares do outro país.

O BuzzFeed recebeu informações de Kapustkiy e entrou em contato com algumas das vítimas. Ao menos cinco delas confirmaram que estavam no processo para obter o visto. Representante da empresa, John Shoreman comentou que aparentemente a ideia era atingir o sistema de agendamento — “os sistemas de segurança estão dizendo que o site de vistos, em si, não foi hackeado, mas o calendário pode muito bem ser o alvo de um ataque”, comentou, ressaltando que as 3.000 vítimas tinham seus nomes marcados no sistema oficial de vistos.

Segurança Hackers hack Hacktivismo
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você