Alemanha diz que EUA precisam limitar espionagem na internet

Chanceler alemã declara que tem de haver equilíbrio entre necessidade de informações e liberdade civil

Leonardo Pereira 19/06/2013 10h24
Internet
A A A

Angela Merkel deixou Barack Obama em saia justa nesta quarta-feira, 19, ao dizer que os Estados Unidos precisam adotar limites adequados quanto ao monitoramento dos canais de comunicações, conforme noticia a Reuters.

Em entrevista coletiva concedida ao lado do presidente norte-americano, a chanceler alemã declarou ter deixado claro que seu país reconhece a necessidade de coleta de informações, mas "o tópico da proporcionalidade é sempre um tema importante e a ordem democrática livre é baseada no sentimento de segurança das pessoas".

"É por isso que a questão do equilíbrio e da proporcionalidade é algo que vamos continuar a discutir, e sobre as quais nós concordamos com um maior intercâmbio de informações entre o Ministério do Interior alemão e as autoridades competentes nos Estados Unidos."

Obama, por sua vez, afirmou que os EUA conhecem os limites entre necessidade de coleta de informações e liberdades civis: "Eu assumi o governo empenhado em proteger o povo americano, mas também comprometido com nossos valores e nossos ideais, e um dos nossos ideais mais altos ideais é a liberdade civil e a privacidade", disse.

"Estou confiante que, neste ponto, atingimos o equilíbrio apropriado."

Internet Censura
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você