Ataques de negação de serviço mais do que dobraram em 2016, segundo pesquisa

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamentos de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) divulgou um relatório com casos relatados de ataques na internet brasileira durante o ano de 2016. Enquanto o número geral de incidentes foi inferior ao de 2015, os ataques de negação de serviço (DDoS) mais do que dobraram.

Ao todo, o CERT.br registrou 647.112 incidentes de segurança na internet brasileira em 2016, ante 722.205 em 2015, ou 10% de queda no ano.

Mas um tipo de ataque teve um crescimento bastante preocupante: os ataques de negação de serviço, ou DDoS, que consistem em um elevado tráfego direcionado a um site específico para derrubá-lo. Se em 2015 foram 25.360 golpes do tipo, ou 3% do total de incidentes no ano, em 2016 eles saltaram para 60.432, ou 9% de todos os casos.

Outra categoria que registrou crescimento expressivo foi o phishing: casos de páginas falsas de bancos e comércio eletrônico que tentam roubar dados dos usuários ao se passarem por sites legítimos. Segundo o CERT.br, esses casos cresceram 37% no ano passado.

A relação de todos os golpes registrados pelo CERT.br em 2016 pode ser vista no site do órgão. É bom ressaltar que o número envolve apenas incidentes que foram relatados.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ