Ataques DDos podem custar caro e roubar informações, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Karspersky Lab mostra que 25% dos ataques DDos a empresas podem levar à perda de informações sensíveis. Os ataques DDos utilizam diversos IPs diferentes para acessar o mesmo site simultaneamente, fazendo com que servidor não consiga processar todas as solicitações e tirando a página do ar.

Segundo os pesquisadores, esse é o 4º tipo de falha de segurança mais caro, custando, em média, US$ 50 mil e podendo atingir até US$ 417 mil para ser recuperado, além de inutilizar a página durante várias horas.

Os ataques DDos podem ter uma duração longa e causar o rompimento completo de um serviço. Quase 10% dos ataques duram entre dois dias e uma semana e 7% aconteceram por várias semanas. O estudo mostra que as pequenas e médias empresas são mais propensas a perder dados com esse tipo de ataque. 31% das companhias entrevistadas pertenciam ao grupo de pequeno porte e 22% eram grandes empresas.

"As empresas têm de reavaliar a sua percepção de um ataque DDoS. O relatório mostra claramente que os danos devido a esses ataques vão muito além do tempo de inatividade temporária de um site corporativo. As empresas relatam rompimento total de suas operações, e em alguns casos - perda de dados confidenciais", explica Evgeny Vigovsky, chefe da Kaspersky DDoS Protection.

Segundo o executivo, muitas empresas não tomam medidas de proteção e mitigação dos riscos por acreditarem que o processo é caro e complexo. 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ