Segurança

DDoS

Ataques DDoS crescem 1000% em seis anos

Redação Olhar Digital 02/02/2011 15h54
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ano de 2010 pode ser considerado o Ano do DDoS, que se tornou popular após ataques promovidos pelos Anonymous

A Arbor Networks divulgou nesta terça-feira (1/2) o seu sexto relatório anual de infraestrutura de segurança que aponta um crescimento surpreendente dos ataques DDoS, que pela primeira vez ultrapassaram a marca de 100 Gbps (gigabits por segundo) e cresceram mais de 1000% nos últimos seis anos. A pesquisa chega a apontar 2010 como "o Ano do DDoS", segundo o Security Week.

Os ataques DDoS - sigla para Distributed Denial of Service, ou Ataque de Negação de Serviço Distribuída - consistem em sobrecarregar os sistemas de serviços populares da Internet ou sites através do envio maciço de dados para o servidor vítima do ataque. Geralmente, o ataque parte de uma única máquina (Master) que roda um cliente pelo qual outras máquinas (chamadas Handlers) tentam acessar um mesmo servidor da Internet para derrubá-lo através do excesso de dados.

Os DDoS foram popularizados no final do ano passado quando o grupo dos Anonymous distribuíram diversos clientes simples pela internet que permitiria que qualquer um conectasse sua máquina voluntariamente para participar de um ataque. Os ataques promovidos na época chegaram a derrubar sites como o Paypal. Em janeiro, o mesmo método foi promovido para derrubar algumas páginas do governo Egípcio depois do bloqueio.

Segundo a pesquisa da Arbor Networks, o DDoS cresceu em sofisticação e impacto em 2010 e continuará como uma forma de cyber-protesto ou cyber-crime de baixo custo durante o ano de 2011. "Hoje em dia, é assustadoramente simples de se executar um ataque DDoS. Redes com milhares de computadores-zumbi podem ser alugadas por preços baixos e softwares capazes de criar ataques automáticos podem ser adquiridos facilmente no mercado negro", afirmou Ram Moham, CTO da Afilias e colunista do Security Week.


Internet Segurança Hackers
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você