AVG gera polêmica com novos termos em sua política de privacidade

A AVG atualizou os termos de privacidade do seu antivírus e a partir de 15 de outubro vai começar a vendar algumas informações dos usuários. Os dados comercializados envolverão índices da navegação, históricos de buscas e outros relacionados ao uso da internet.

De acordo com os novos termos, a AVG tem liberdade para compartilhar esses dados a terceiros, com o intuito de gerar receitas com publicidade direcionada. A prática não mostra a identidade do usuário para quem compra os dados, mas revela as ações feitas. A empresa garante que nunca vai vender ou compartilhar qualquer informação pessoal de seus usuários, e que as informações serão anônimas.

A AVG revelou que essa venda de informações já era possível, mas agora ficou transparente ao usuário com as novas normas, o que causou polêmica. Alexander Hanff, CEO do Think Privacy, disse à Wired que é uma postura antiética da empresa, uma vez que softwares antivírus trabalham com elevados privilégios nos dispositivos para evitarem ataques. Para ele, a medida é um abuso completo da confiança dos usuários. 

A AVG ressaltou que não irá vender nenhum dado coletado que possa ser pessoal ou identificado e demonstrou estar orgulhosa das novas medidas que, segundo a empresa, torna o trabalho transparente com os clientes. A especialista em proteção de dados e TI da London School of Economics, Orla Lynskey, disse que essas mudanças respeitam os consumidores e estão transcritas aos usuários de forma simples e clara.

A AVG disse ainda que os usuários podem escolher participar ou não do programa de coleta anônima de dados.

AVG responde
A empresa entrou em contato com o Olhar Digital para se manifestar sobre a notícia e tentar explicar a situação. Publicamos o comunicado abaixo na íntegra. Os trechos negritados foram destacados pela própria empresa:

"Nós lançamos recentemente nossa nova Política de Privacidade, mais fácil de ler e entender e que dá aos nossos clientes toda a informação que eles precisam, ao invés de um documento legal escrito em letras minúsculas e cheio de termos que eles terão dificuldade de entender. Nosso CEO, Gary Kovacs, anunciou no Mobile World Congress, no início do ano, que AVG estava desenvolvendo uma versão clara e simples de sua Política de Privacidade aos usuários, e já havia desafiado toda a Indústria de tecnologia a fazer o mesmo. http://now.avg.com/gary-kovacs-keynote-speech-at-mobile-world-congress/ 

A nova Política de Privacidade passará a valer a partir de 15 de outubro de 2015. Divulgamos seu lançamento com quase um mês de antecedência para que nossos usuários tenham o tempo necessário para nos fornecer qualquer feedback. 

Ao criar o nosso novo formato de política, decidimos que nossos clientes devem ter a opção de escolher participar, ou não, de nosso programa de coleta de dados anônimos. 

Atualmente, estamos adicionando essa opção para alguns de nossos produtos na versão FREE, e garantimos que nenhum compartilhamento de dados irá acontecer sem o consentimento do nosso usuário. 

Grande parte dos softwares e websites coleta dados de usuários. Isso os ajuda a personalizar a experiência para seus consumidores e também a compartilhar dados com terceiros de forma a melhorar ou desenvolver novos produtos. Saber que 10 milhões de usuários gostam de certo programa de TV ajuda produtores a ter a informação que justifique produzir mais daquele tipo de programa. É assim também que empresas de táxi planejam a distribuição de sua frota e que os anunciantes sabem onde colocar banners e outdoors, por exemplo.  Seguindo essa linha de uso de dados para utilidade pública, a AVG já publicou informações não pessoais colhidas em sua base sobre o desempenho de Apps que rederam informação relevante mundo afora, como essa pesquisa bastante divulgada sobre como otimizar o desempenho de smartphones. (http://now.avg.com/avg-android-app-performance-report-q1-2015/). 

Nós não vendemos, nem iremos vender em nenhum momento, dados pessoais identificáveis de nossos clientes a ninguém, incluindo anunciantes e empresas de qualquer natureza. 

A AVG vem continuamente desafiando a Indústria a simplificar suas políticas de privacidade e a fornecer toda a informação necessária em apenas uma página informativa. Estamos orgulhosos de nossa nova Política de Privacidade e temos a intenção de continuar a fornecer mais transparência para que façam as melhores escolhas."

 

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