Brasil é o mais atacado por trojans bankers no mundo

País também é o maior produtor deste tipo de vírus, afirma especialista

Redação Olhar Digital 23/03/2010 17h53
virus
A A A
A Kaspersky Lab, empresa especializada em soluções de administração contra ameaças na internet, apresenta um levantamento mundial sobre ataques de trojans durante 2009. De acordo com o estudo, o Brasil é o país mais infectado por trojans bankers, liderando o ranking global com 36% das ameaças no mundo. Esse tipo de vírus é responsável por roubar dados de autenticação bancária do usuário.   

"O Brasil não só é o país mais atacado por trojans bankers como também é o principal produtor deste tipo de vírus. A grande maioria dos ataques que acontecem no Brasil é por vírus produzidos nesse país", afirma Dmitry Bestuzhev, Analista de Vírus Sênior para a América Latina.

Curiosamente, o Brasil não aparece no levantamento sobre trojans psw, responsável por roubar senhas, detalhes do sistema, endereço IP, e-mail e informações de registro. A China ficou em primeiro lugar, com 63% de tentativas de ataque, seguida da Rússia com 12% e Índia e Alemanha, com 4% cada.

É importante lembrar que existem três diferentes grupos de trojans que roubam informação: PSW – que roubam senhas de e-mail, redes sociais, mensageiros instantâneos; Banker - que roubam exclusivamente contas bancárias e informações de cartão de crédito; e Spy – que roubam todas as informações do usuário, desde dados bancários a senhas de e-mail.

A China é o segundo país mais atacado, com 21%. Em terceiro, com 8%, vem a Espanha empatada com a Rússia. O levantamento foi feito com base em dados de 2009 e apresentado para os analistas de vírus com exclusividade em Moscou, em janeiro deste ano.

Segurança Vírus
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você