Segurança

Celular

Celulares estão envolvidos em 25% dos acidentes de trânsito, diz estudo

Kaluan Bernardo, editado por Marcelo Gripa 06/08/2013 11h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pesquisa da National Safety Council (NSC), dos EUA, revela que um em cada quatro acidentes de trânsito no país é causado por uso indevido de telefones ao volante. Segundo o relatório, os motoristas perdem até 50% da atenção.

O órgão alerta que a troca de mensagens, hábito cada vez mais popular (um em cada três prefere enviar SMS a fazer uma ligação), são consideradas prática perigosa ao volante.

Em 2011, pouco mais de 1% dos norte-americanos mandava SMS enquanto dirigia – contra 0,9% em 2010. Durante os dois anos, o índice de pessoas que usaram o celular para outras funções manteve-se estável, em torno de 5%.

Segundo o MarketWatch, especialistas de segurança alegam que recursos como o viva-voz também atrapalham o motorista. Esse tipo de dispositivo, apesar de deixar o indivíduo com as mãos livres, distrai e reduz a atividade cerebral relacionada à direção e ao senso de espaço.

Recentemente, um caso extremo ilustrou o perigo da combinação de celulares com automóveis: o trem que descarrilou na Espanha e matou 79 pessoas estava sendo comandado por um maquinista que não tirava os olhos do smartphone.

 

Celulares Segurança carro
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você