Extensão com vírus

Como evitar os perigos das extensões ao usar seu navegador de internet

Rene Ribeiro 04/01/2019 08h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Usar regras práticas e simples antes de baixar os add-ons podem livrá-lo de invasões e softwares maliciosos

Seu navegador pode ser incrementado instantaneamente com uma série de aprimoramentos conhecidos como extensões e complementos (também chamados de add-ons, em inglês). Elas podem agilizar tarefas, como por exemplo, a extensão do Google tradutor, que permite fazer uma tradução instantânea, sem precisar abrir outra aba do navegador.


Mas, como qualquer software que você baixa, essas extensões podem apresentam possíveis desafios para a  segurança em seu navegador e, consequentemente, em seus arquivos. Então é importante usar práticas de navegação segura ao baixá-las.

Felizmente, existem dicas importantes que você pode empregar para proteger sua atividade de navegação online. Se for baixar e instalar um complemento, certifique-se de usar uma fonte confiável. Considere o seguinte: O site é respeitável? O que outros usuários acham do site que você está visitando? O site tem acesso a resenhas de usuários? Você está ciente de como o aplicativo funciona?

Considere usar um navegador mais seguro

O próprio Windows é mais suscetível a invasões e sabotadores do que o Mac OS. A Apple controla quase toda a atividade que ocorre com as suas plataformas, seja ela para PC ou mobile (iOS). A App Store é o hub central para downloads de aplicativos, patches para dispositivos iPhone, iPad e Mac OS. Todos os desenvolvedores precisam seguir regras rígidas para colocar seus produtos por lá.

Por isso, quando programas maliciosos são encontrados na App Store, eles podem ser encontrados e removidos com mais facilidade, já que ele “destoa” do comportamento normal da maioria. Isso reduz as instâncias de usuários mal intencionados que tentam seus golpes nesse ambiente. Portanto, o navegador Safari - também desenvolvido pela Apple - é mais seguro no que diz respeito a extensões.

No menu do Safari há um item para instalar extensões. Não é a mesma quantidade que existe para o Chrome, justamente por causa das regras mais rigorosas da Apple, porém, é mais seguro.

Desenvolvedores de aplicativos em busca de informações pessoais

Os aplicativos geralmente solicitam permissão do usuário para acessar dados pessoais. O desenvolvedor muitas vezes envolve esse tipo de informação em termos e condições que você deve ler antes de simplesmente concordar em baixar o aplicativo. Esse tipo de informação de privacidade é essencial, pois você deve entender com o que está concordando. Como a maioria dos aplicativos de navegador, você deve aceitar toda a política - não há opção para aceitar determinadas partes e rejeitar outras. É aqui que você deve ser duplamente cauteloso.

Se algo parece errado, como por exemplo, ser obrigado a baixar algum outro complemento antes de instalar a extensão, então não concorde em baixar o aplicativo. Exemplos disso incluem aplicativos de edição de fotos que tentam acessar todas as suas informações on-line. Se você está fornecendo muita informação enquanto está baixando um app, pare e busque uma outra alternativa de add-on. É importante entender isso para manter sua navegação segura.

Formas de Validar a Segurança e Proteção de Extensões do Navegador

Existem várias maneiras de garantir o download de extensões seguras, como a leitura de comentários imparciais de aplicativos e extensões. Os sites que mantém reviews idôneos (que não removem avaliações negativas) são uma ótima fonte para consultas. Quando mais pessoas dão avaliações positivas de um aplicativo, é maior a chance de que o mesmo seja confiável.

Outra área de preocupação para downloads de aplicativos vem na forma de instalar várias extensões simultaneamente. Os apps drenam os recursos de seus PCs, como memória RAM e tempo de uso do processador, além de abrir seu sistema para ataques.

Em vez de arriscar a instalação de programas suspeitos, você pode restringir seus downloads a um punhado de aplicativos e extensões "verificados". Essa prática permite entender quais aplicativos estão causando problemas no seu sistema, se surgirem. Seguindo essas dicas de boas práticas, sem precisar instalar nada, você já estará garantindo uma navegação tranquila, evitando ataques e roubo de dados de seu PC.


Internet Segurança Chrome Firefox Chrome OS Internet Explorer Internet Explorer 9 Safari EDGE Internet Explorer 10 google chrome chromebooks cibersegurança cybersegurança
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você