Você suspeita que seu Facebook foi aberto por outra pessoa? É difícil não conviver com a estranha sensação de que, a qualquer momento, alguém pode descobrir uma forma de acessar seu perfil na rede social, ver suas mensagens e fotos bloqueadas, e depois sair sem deixar vestígios. Afinal, isso é perfeitamente possível.

Por isso, cuidar da sua segurança online nunca é demais. Ainda mais nos tempos modernos, em que sincronizamos nosso perfil do Facebook em uma série de dispositivos diferentes, do PC ao smartphone, passando até pelo videogame e pela TV.

Há maneiras de descobrir se alguém andou acessando seu Facebook sem você saber. Para isso, vá até as configurações do seu perfil e clique na opção “Segurança e login”, no lado esquerdo da tela.

Você verá uma série de configurações de segurança que podem ser alteradas. Encontre a opção “Onde você se conectou” e clique em Ver Mais.

publicidade
Janela de configurações de segurança do Facebook
Imagem: Facebook / Reprodução

Na janela que se abre abaixo, você verá todas as vezes em que alguém (incluindo você mesmo) fez login no seu Facebook, seja pelo aplicativo principal, pelo Messenger, por outro app da rede social ou pelo navegador.

A lista inclui a data, o horário, a localização e o tipo de dispositivo que registrou a entrada de alguém na sua conta. Se houver algum dispositivo desconhecido nessa lista, talvez seja hora de ficar preocupado.

Note, porém, que a ferramenta de localização do Facebook não é tão precisa quanto parece. É comum que a rede social confunda o local de onde você fez seus logins, portanto não se assuste se vir um registro de acesso numa região desconhecida, mesmo que tenha certeza de que tenha sido você.

Por segurança, porém, recomendamos que você clique em “Sair de todas as sessões” ou no menu em três pontinhos para sair dos acessos que você não reconhece. Se for algum celular ou tablet que você utiliza, basta fazer login novamente da próxima vez que precisar. Mas, se for um invasor, você terá fechado seu acesso.

Onde você se conectou no Facebook
Imagem: Facebook / Reprodução

Outros cuidados de segurança no Facebook

As dicas que vamos dar agora também se encontram na aba de de Segurança e login das configurações. Primeiro, recomendamos que, de tempos em tempos, você mude a sua senha de acesso ao Facebook.

Agora, para impedir aqueles acessos não desejados em tempo real, recomendamos que ative a opção para que o Facebook envie um alerta toda vez que alguém fizer login na sua conta.

Para isso, role a página até ‘Configurações de segurança extra’ e em editar na opção ‘Receber alertas sobre logins não reconhecidos’. Faça as alterações e salve:

Aba de configurações de segurança extra do Facebook
Imagem: Facebook / Reprodução

Ainda mais seguro é fazer o uso da autenticação de dois fatores, que identifica qualquer tentativa de login de um dispositivo ou navegador não conhecido.

Para ativar o recurso, ainda na aba de ‘Segurança e login’ role até a opção ‘Autenticação de dois fatores’. Selecione editar e escolha a forma que deseja receber o código para login: um aplicativo de autenticação, chave de segurança ou mensagem de texto.

Pronto! Agora, você sabe como descobrir se seu Facebook foi aberto por outra pessoa e deixar sua conta mais segura contra invasores.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!