segurança

Copa do Mundo vira ameaça na web

Redação Olhar Digital 12/02/2010 17h18
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A maioria das tentativas de ataque e invasão traz mensagem com ofertas “imperdíveis”, vídeos curiosos e links para notícias falsas

De acordo com avaliações da Symantec, as fraudes relacionadas à Copa do Mundo podem ser as principais ameaças para 2010.

A maioria das tentativas de ataque e invasão começa com mensagens que atraem a atenção dos usuários com ofertas teoricamente imperdíveis, vídeos curiosos e links para notícias falsas. Ao acessar esse conteúdo, a vítima contrai vírus, malware e outras pragas que podem roubar seus dados pessoais e bancários.

Paul Wood, analista sênior do Symantec Hosted Services, afirma que durante os eventos esportivos de grande escala, há um aumento sensível no número de ameaças virtuais.

“Os ataques do tipo phishing aumentaram em 66% durante a Olimpíada de Pequim em 2008. O fato de duas empresas do ramo de cabos submarinos de comunicações terem chegado à África do Sul em julho de 2009 agrava ainda mais a ameaça; a atividade maliciosa costuma aumentar consideravelmente em países após com maior penetração de banda larga”, comenta.

Para auxiliar os usuários, a empresa disponibilizou o site 2010 Net Threat com com informações, comentários, dicas de segurança e links úteis.

Segurança
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você