Segurança

usina coreia

Coreia do Sul descobre vírus em sistema de usina nuclear

Renato Santino 30/12/2014 19h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Recentemente hackers divulgaram informações de uma usina nuclear sul-coreana. Graças a isso houve uma investigação interna para averiguar o assunto, que acabou encontrando uma surpresa desagradável: um vírus nos sistemas que controlam um dos reatores do país.

O ponto positivo é que, no entanto, não há evidências de que o malware tenha se espalhado pelo sistema, nem há indicação de que ele teria causado problemas se tivesse se replicado livremente.

Mesmo que neste caso o vírus seja inofensivo, é um alerta de que nem mesmo computadores desconectados da internet estão totalmente livres de ataques. Segundo comunicado assinado pelo ministro de energia do país, a praga muito provavelmente se instalou pela utilização de dispositivos USB não autorizados.

A utilização de pendrives e dispositivos USB desconhecidos se tornou ainda mais perigosa nos últimos tempos, graças a um novo modelo de ataque divulgado neste ano, chamado BadUSB. Este tipo de ataque não é perceptível pelos métodos convencionais, e nem mesmo a formatação do pendrive limpa o vírus, já que ele se instala diretamente no firmware do aparelho. 

Não há nenhuma prova até o momento de que o vírus tenha ligação ao vazamento de documentos, no entanto.

Segurança Vírus Energia malware
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você