Documento nos EUA poderia forçar moradores a desbloquear celular para a polícia

Policiais dos Estados Unidos entraram com um mandado pedindo para adentrar uma casa na Califórnia e forçar todas as pessoas que estivessem ali dentro a revelarem dados de biometria, como a leitura de impressões digitais, para desbloquear seus dispositivos móveis.

As informações são da revista Forbes, que encontrou a ação, datada de maio deste ano. No documento, a polícia pede "autorização para buscar impressões digitais de cada pessoa que está localizada nas instalações durante a busca,o que pode ser utilizado para a aplicação da lei em usuários donos de dispositivos compatíveis com sensores de impressões digitais que estejam na casa e se enquadrem em assuntos no âmbito do mandado".

O memorando, assinado pelo procurador Eileen Decker, pede ainda mais informações sobre os suspeitos. "Enquanto o governo não sabe de antemão a identidade de cada dispositivo digital ou impressão que vai encontrar na busca, e demonstrou causa provável de que a evidência possa existir no local de pesquisa, ele precisa ter acesso a esses dispositivos e manter o acesso para encontrar por ela. Por essa razão, o mandado autoriza a apreensão de senhas, chaves de criptografia e outros dispositivos de acesso que podem ser necessários para acessar o dispositivo ", o procurador afirma.

Especialistas legais afirmam que o pedido do governo é chocante. "Eles querem ter a capacidade de obter um mandado na suposição de que eles vão aprender algo mais depois de terem um mandado. Isso seria um abuso de poder incrível se fosse permitido", explica a advogada Marina Medvin.

A publicação explica que outros documentos relacionados ao caso não estavam disponíveis ao público, por isso não se sabe se essa busca foi realizada. Apesar disso, para a advogada, o problema é que esse mandado cria precedentes "preocupantes", usando leis antigas para obter acesso completo a uma "quantidade incrível de informações".

Via Forbes

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ