Segurança

Protestos síria

E-mails vazados dizem que Google ajudou rebeldes a protestarem na Síria

Rodrigo Loureiro 21/03/2016 17h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

E-mails vazados do computador da pré-candidata do partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, dizem que o Google desenvolveu métodos e ferramentas para facilitar que rebeldes sírios pudessem protestar contra o governo de Bashar al-Assad em 2012.

A ajuda da empresa tecnológica para os dissidentes infelizes com o governo ditatorial no país aconteceu ainda nos primeiros meses da Primavera Árabe, onda de protestos organizados principalmente nas redes sociais e que atingiu diversos outros países do Oriente Médio e norte da África como Tunísia, Egito, Líbia, Marrocos, entre outros.

Segundo o portal Engadget, na época das primeiras revoluções populares, em 2012, a pré-candidata democrata atuava como secretária de estado e recebeu um e-mail de Jared Cohen, chefe da divisão Google Ideas, no qual afirmava que uma nova ferramenta da empresa identificar e mapear desertores sírios. Cohen já trabalhou para o governo norte-americano em cargo ocupado no Departamento de Estado até 2010.

Reprodução

Conforme relata um dos e-mails obtidos por hackers e divulgados no Wikileaks, o executivo afirma que a lógica da empresa consiste em criar uma ferramenta que pudesse rastrear os rebeldes, ao invés de apenas mapear casos em que houvesse atrocidade. “Nós acreditamos que é importante encorajar e dar confiança para os opositores”, diz.

Para tornar o projeto real, a empresa firmou uma parceria com a Al-Jazeera, a mais importante emissora de televisão do mundo árabe. A parceira do Google seria a primeira a utilizar a ferramenta para identificar, mapear e televisionar as ações dos rebeldes na Síria.

Vale lembrar que em maio de 2012, o Google também se aventurou em território sírio ao lançar os serviços Picasa, Chrome e Google Earth no país e que mais recentemente, no ano passado, lançou uma campanha para ajudar refugiados de países em guerra

Google ciberguerra
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você