Segurança

Jack Ganssle

E se um hacker invadisse seu carro?

Rafael Arbulu, editado por Igor Lopes 04/11/2011 15h35
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Jack Ganssle, especialista em segurança da NASA, explica por que devemos temer os "carros inteligentes"

Rafael Arbulu

Os comerciais que você vê no intervalo da sua novela favorita já os mostram. Você os vê realizando maravilhas que, no tempo de seus pais, eles pensariam tratar-se de um episódio do desenho dos Jetsons. Eles praticamente automatizam para você o ato de comandar o volante: o futuro chegou, no formato de carros hi-end, com sensores inteligentes e até mesmo conectados à rede.

Já não é de hoje que os chamados "Connected Cars" – os carros que estão em rede – passaram de um mero conceito no papel para um projeto completo, inclusive com diversos protótipos. Os primeiros modelos já começam a ser comercializados, capitaneados por montadoras de grande porte e presença internacional, como Ford e Peugeot. Dentre seus recursos, estacionamento assistido ou automático, sensores de proximidade e identificação de digitais e, talvez o mais importante, capacidade de conexão com a internet. A grande questão nesse assunto, porém, reside na segurança. O que engenheiros estão fazendo para garantir a integridade do passageiro que, apesar de todos os recursos desses novos carros, ainda é a parte mais importante do conjunto?

Jack Ganssle, especialista em segurança de sistemas embarcados e chefe da equipe de solução de crises da NASA, diz que temos que ter medo. Na visão dele, as empresas por trás do conceito de "carro inteligente" estão se preocupando demais em criar recursos, mas de menos em protegê-los de ameaças. Acompanhe a entrevista exclusiva para o Olhar Digital nas páginas a seguir:

Hackers Jack Ganssle Carro conectado Sistemas embarcados
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você