Entenda por que o plugin Java será encerrado

O comunicado divulgado pela Oracle nessa quarta-feira, 27, sobre a morte do plugin Java, deixou muita gente confusa com a possibilidade do fim da linguagem de programação que leva o mesmo nome.

Na verdade, o que será descontinuado é o plugin, que durante muito tempo permitiu aos desenvolvedores disponibilizar pequenos aplicativos em páginas da Web. O plugin chegou a ser bastante utilizado há alguns anos por sites de bancos, por exemplo, mas vem sendo desativado pelos principais navegadores nos últimos meses.

Por que isso acontece?
Desde que foi lançado, em 1995, o plugin Java enfrenta uma série de críticas de especialistas em segurança. A empresa de segurança Karspersky chegou até a afirmar que o plugin foi responsável por metade de todos os ciberataques realizados em 2012. E, apesar das broncas, os problemas continuaram. No ano passado, hackers exploraram uma vulnerabilidade no plugin para tentar infectar sistemas de países membros da OTAN.

Assim, a partir do JDK 9 - kit de desenvolvimento Java - o plugin virá desativado. De acordo com a Oracle, as mudanças entram em vigor a partir do ano que vem.

Confira as polêmicas que rondam o Java:

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ