Entenda por que você não deve carregar seu celular em lugares públicos

Você costuma carregar a bateria do seu celular em pontos de carga em locais públicos? Essa prátiica pode não ser segura. É o que afirma o repórter especialista em tecnologia, Samuel Burke.

"Quando você conecta seu telefone ou tablet (a pontos de recarga) em lugares públicos - um aeroporto, por exemplo -, se um hacker passou por ali antes, ele pode extrair informações do seu aparelho", conta.
A mesma coisa pode ser dita para cabos USB que se conectem a um computador, que pode roubar suas credenciais e informações sensíveis. Quando estão conectados e um PC, os smartphones deixam alguns dados expostos. A isso se dá o nome de "aperto de mão".

No "aperto de mão", o celular passa informações ao computador, como nome, fabricante, número de série, sistema oeracional e arquivos armazenados.  Com um malware instalado, criminosos podem monitorar as atividades de um aparelho e até invadi-lo completamente, cobrando um “resgate” para a liberação.

Saiba como se proteger

Algumas dicas podem ajudar a escapar de problemas ao carregar o celular na rua. A primeira delas é ter um antivírus instalado. A segunda é evitar desbloquear o celular ao carrega-lo em um local não tão confiável. Se puder, faça a recarga com o celular desligado.

 

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ