ciberataque

EUA acusa Irã por ciberataques contra bancos e represa

Gustavo Sumares 24/03/2016 13h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Promotoria Geral dos Estados Unidos acusou hoje sete hackers iranianos por uma série de ciberataques realizados em 2012 e 2013 contra ao menos 46 bancos do país e contra uma represa no estado de Nova York. Segundo a Reuters, trata-se de uma das maiores acusações dos EUA contra outros países por causa de crimes virtuais.

De acordo com o site, a acusação, enviada a uma corte federal na cidade de Nova York, descreve os iranianos como “hackers experientes”. Segundo a Procuradora-Geral Loretta Lynch, acredita-se que os hackers estavam trabalhando para o governo iraniano.

Os ataques afetaram instituições financeiras como o Bank of America, o JPMorgan Chase, Capitol One e o Suntrust Bank, causando, segundo Lynch, dezenas de milhões de dólares em dano. No ataque contra a represa de Nova York, os hackers não conseguiram ter acesso operacional aos comandos. Investigadores acreditam que eles estavam apenas testando as capacidades do sistema, segundo o VentureBeat.

Ataques contra infraestrutura

Uma das preocupais preocupações dos EUA no caso é a de se proteger contra ataques virtuais direcionados a represas, usinas ou fábricas. Em dezembro, por exemplo, um ciberataque contra uma cidade da Ucrânia deixou mais de 225 mil pessoas sem energia elétrica.

Além disso, um dos objetivos da acusação é demonstrar uma postura firme contra ataques desse tipo. Segundo o especialista de segurança James Lewis, do Center for Strategic and International Studies, “precisamos deixar claro que haverá consequências para ciberataques e que os dias de ‘oeste selvagem’ estão acabando”.

Anteriormente, os Estados Unidos, em parceria com Israel, já havia realizado um ataque virtual contra a infraestrutura do Irã. Entre 2009 e 2010, os dois países cooperaram para criar o vírus Stuxnet, que foi responsável por destruir centrífugas de enriquecimento de urânio do país.
Governo ciberguerra ciberataque cibercrime
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você