tecnologia

Ex-funcionários de TI descontentes podem incentivar crimes

Redação Olhar Digital 14/07/2009 15h50
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Relatório alerta empresas que usam consultores de TI a curto prazo. Acesso à informações sigilosas pode ser ameaça

Ex-funcionários descontentes de empresas podem ser uma ameaça, segundo a Cisco Systems. A companhia afirma em relatório de segurança que a fraqueza do mercado de trabalho pode ocasionar aumento de crimes online. Trabalhadores desempregados com habilidades em redes podem iniciar ações criminosas na web contra os seus antigos empregadores.

Segundo o relatório, isso pode ocorrer devido ao fato dos funcionários demitidos conhecerem os pontos fracos de segurança das organizações. De acordo com a Cisco, as empresas que usam consultores de tecnologia da informação por curto período de tempo devem ser cuidadosas, principalmente no que diz respeito ao nível de duração do acesso a dados sigilosos desses profissionais.

O estudo da Cisco ainda traz partes de uma conversa com um “bootmaster”, pessoa capaz de acessar remotamente computadores sem conhecimento do usuário original e vende o acesso a spammers. O hacker consultado não informou quanto recebia, mas afirmou que um dos seus conhecidos conseguia ganhar de 5 a 10 mil dólares por semana efetuando acesso a contas bancárias.

Segurança TI
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você