Facebook pode usar reconhecimento facial para recuperação de contas

O Facebook pode ser a próxima empresa a aderir ao reconhecimento facial. Segundo rumores, a rede social estaria testando a tecnologia para ajudar usuários a recuperar a sua conta. A novidade já estaria em testes para um pequeno número de usuários, facilitando a recuperação em casos de ataque de hackers ou esquecimento de senha.

O uso de reconhecimento facial foi reportado pelo editor do The Next Web Matt Navarra, mostrando uma tela do aplicativo do Facebook pedindo para que o usuário olhe para a câmera. Em seguida, questionada pelo TechCrunch, a rede social confirmou o experimento como uma alternativa mais rápida à autenticação de dois fatores por SMS. Além disso, a função será ativada somente em dispositivos em que o usuário já tiver feito login anteriormente.

Ainda não se sabe em detalhes como o Facebook fará o reconhecimento facial do usuário. Atualmente, a rede já possui um recurso usado na identificação de pessoas em fotos que pode servir como banco de dados na comparação do rosto da pessoa. É possível que a empresa de Mark Zuckerberg esteja verificando a confiabilidade da ferramenta antes de liberar para mais usuários.

Reprodução

Atualmente, o Facebook já oferece algumas alternativas para a recuperação da conta. Em alguns casos, a rede social pede para que o usuário aponte fotos de amigos para provar a sua identidade. Além disso, também é possível configurar contatos de confiança para liberar o acesso ao perfil caso a pessoa fique trancada fora dele. No entanto, a expectativa é que o reconhecimento facial agilize e aumente a confiabilidade desse processo.

Compras na internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar




RECOMENDADO PARA VOCÊ