Segurança

Bourne

FBI coletou mais de 400 milhões de fotos para sistema de reconhecimento facial

Lucas Carvalho, editado por Marcelo Gripa 15/06/2016 16h53
Compartilhe com seus seguidores
A A A

É comum ver em filmes de ação e suspense cenas em que investigadores reconhecem rostos de criminosos suspeitos em imagens de multidões. Até hoje, essa tecnologia não passava de ficção, mas um relatório do governo norte-americano divulgado nesta quarta-feira, 15, parece ter provado a existência de um sistema semelhante à disposição do FBI.

A polícia federal dos EUA teria coletado mais de 411 milhões de fotos, incluindo 173 milhões de identificações de carteiras de motoristas, para montar um banco de dados com os rostos de cidadãos norte-americanos. Com base nesse catálogo de imagens, o FBI teria desenvolvido um sistema que cruza informações para determinar a identidade de qualquer pessoa por uma imagem do seu rosto.

De acordo com o relatório, o sistema secreto do FBI funciona desde abril de 2015, sendo que, antes disso, passou por três anos de testes. Desde o início do programa, agentes da polícia federal dos EUA realizaram mais de 36 mil consultas ao banco de dados para identificar pessoas suspeitas, sendo que dessas, o sistema trouxe 50 resultados potencialmente compatíveis.

O sistema apenas sugere um rosto em seu banco de dados que pode ser o mesmo da imagem averiguada, sendo que cabe ao policial determinar, na opinião dele, se essa é a mesma pessoa ou não. Arkansas, Flórida, Maryland, Maine, Michigan, Novo México e Texas são os estados que têm o direito de acessar o banco de dados, pelo menos por enquanto.

A descoberta causou certa preocupação entre especialistas. "O FBI criou um sistema de reconhecimento facial nacional que inclui não só criminosos, mas também dezenas de milhões de americanos obedientes à lei que não foram notificados sobre o arquivamento de suas fotos", disse Alvaro Bedoya, da Universidade de Direito de Georgetown. "A natureza e o escopo desse projeto é sem precedentes."

Via The Verge

Segurança FBI
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você