Golpe usa falso SMS de banco para roubar dados de vítimas

Cibercriminosos enviam mensagens de texto para usuários solicitando a atualização de seus dados cadastrais no site do banco. Ao clicarem no link malicioso, as vítimas têm suas informações pessoais e bancárias roubadas.

A técnica é conhecida como smishing, uma junção de SMS e phishing. “É importante que as pessoas fiquem alertas quando receberem mensagens não solicitadas de números desconhecidos, em especial, de bancos. Na dúvida, entre em contato com a instituição bancária por meio dos canais oficiais”, explica Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.

Um levantamento realizado pela companhia mostra que o Brasil é líder na propagação de trojans bancários. Eles representam uma das 10 ameaças mais encontradas no país, principalmente a família TrojanDownloader.Banload. Ainda de acordo com o estudo, o método favorito dos criminoso para atrair as pessoas é o phishing, onde as mensagens com anexos ou links maliciosos são enviadas a uma grande quantidade de e-mails.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ