Golpe usa promessa de 'WhatsApp Gold' como isca para roubar dinheiro

O lendário “WhatsApp Gold” voltou a ser isca de golpes entre os brasileiros. A empresa de segurança PSafe divulgou um comunicado alertando que a praga, que infecta smartphones de usuários inocentes em busca de novos recursos para seu aplicativo.

ReproduçãoO golpe funciona como basicamente todos os outros do tipo no WhatsApp. Uma vítima repassa um link que promete um recurso que diversifica as fontes do texto no app. O recurso realmente existe, mas não é necessário entrar em nenhum site para ativá-lo.

Se um usuário decidir acessar o link, ele é direcionado para um aplicativo falso para repassar o link para 10 pessoas ou grupos, ajudando a disseminar o golpe em sua rede de amigos.

Depois de republicar o link para seus amigos, a vítima é direcionada a anúncios e tem seu número telefônico cadastrado em serviços pagos de SMS, o que significa que o ataque pode trazer um prejuízo financeiro sério às vítimas mesmo sem precisar instalar um app malicioso no celular. 

A prevenção passa pela dica de sempre: não clique em links suspeitos que prometem novos recursos do WhatsApp. Caso você já tenha sido vítima de um golpe que cadastre seu número em algum serviço de SMS pago, é recomendável entrar em contato com sua operadora de celular.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ