Segurança

Bitcoin

Google publica anúncio falso sobre carteira de bitcoin no YouTube

Clara Guimarães, editado por Camila Rinaldi 27/03/2019 11h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Youtube, propriedade do Google, publicou ontem inadvertidamente um anúncio falso da carteira Bitcoin, da Electrum. O erro foi descoberto por um usuário do Reddit que, ao observar a propaganda, percebeu que, apesar da semelhança com o verdadeiro, este apresentava indícios de ser malicioso.


O membro do fórum viu que o site falava o link correto do site da Electrum (electrum.org), porém direcionava o usuário redirecionado para uma página que automaticamente baixava um arquivo executável

Essa forma de ataque cibernético é conhecida popularmente como Scamming. Os hackers colocam o endereço de um site ligeiramente diferente do original. No caso da carteira de Bitcoin, o link direcionava para o site elecktrum.com, ao invés do verdadeiro electrum.com.

O Redditor disse não ter encontrado um meio simples de se comunicar com o Google para avisar sobre os problemas, portanto, a Hard Fork entrou em contato com a gigante das buscas. "Nossas equipes tomaram as medidas adequadas contra o anúncio que você denunciou", disse o representante do Google. 

A tentativa de Scamming não é novidade para a Electrum, já que, em abril do ano passado, a empresa sofreu com problema similar. Um scammer comprou nome de domínio similar - electrum.com - e o utlizou para fisgar desavisados. A companhia, então, publicou em seu Twitter que aquele não era o site verdadeiro e muito provavelmente, se acessado, ele conseguiria implantar um malware que roubaria bitcoins. 

Em resumo, golpistas vão continuar atacando e aumentando recursos para conseguir enganar as pessoas. Portanto, fique vigilante online!

 

Via: The Next Web

 

Hackers Google Youtube youtube
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você