Google cria alerta no Gmail para suspeita de invasão

Mecanismo cruza dados de IP com conexões bem-sucedidas para determinar se conta pode ter sido invadida

Redação Olhar Digital 24/03/2010 17h01
gmail
A A A
O Google acaba de lançar uma novidade para o seu serviço de e-mail. Agora, toda vez que a conta de um usuário estiver sob suspeita de invasão, ele recebe um pop-up no topo da tela com o seguinte aviso: "Advertência: nós acreditamos que sua conta foi acessada pela última vez de...", acompanhado do local associado ao login.

Usando diversos critérios - incluindo o rastreamento do endereço IP de cada conexão bem-sucedida -, o Google determina se o alarme deve soar. Se uma conta é acessada de um certo país, e algumas horas depois alguém a acessa de outro país, a advertência aparecerá. Logins múltiplos e de regiões geográficas divergentes podem ser uma pista de que uma conta foi invadida e está sendo utilizada para enviar spam, espalhar golpes ou distribuir malware.

"Temos feito bastante para detectar contas invadidas, e queremos compartilhar com os usuários a informação que nos faz pensar que uma conta pode ter sido comprometida. Deste modo, atingimos muito mais usuários, porque não precisamos estar 100% certos de que uma conta foi invadida antes de bloqueá-la. Agora podemos estar 99% certos, e dar aos usuários a informação necessária para que eles mesmos possam tomar alguma atitude." explica Will Cathcart, gerente de produto do Gmail.
Segurança Google Gmail
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você