Algoritmo Google e MIT

Google e MIT criam algoritmo capaz de separar o reflexo das fotos

Redação Olhar Digital 05/08/2015 17h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Se você já tentou tirar foto de alguma paisagem pela janela e se incomodou com o reflexo que saiu na foto, essa é para você. Pesquisadores do Google e do MIT, em parceria, criaram um algoritmo capaz de pegar imagens com reflexo e separá-las em duas: uma sem o reflexo, e outra com apenas o reflexo.

Com isso, seria possível, por exemplo, tirar uma foto de uma janela e, em seguida, eliminar os objetos que foram refletidos. O algoritmo também consegue eliminar outros impedimentos entre o objeto retratado e a câmera, tais como grades e telas. Por ora, no entanto, ele só consegue fazer isso usando múltiplas fotografias.

Para realizar esse efeito, o algoritmo compara as diversas imagens (que podem ser uma sequência de fotos ou de quadros de um vídeo) e analisa quais objetos são os reflexos ou obstruções. Em seguida, ele separa a imagem "limpa" e o reflexo, criando duas imagens separadas para cada uma utilizada. O vídeo abaixo explica melhor como o algoritmo funciona:



Um dos empecilhos, por enquanto, é que algumas das imagens recuperadas acabam cortando um pedaço da imagem original. No entanto, conforme o vídeo mostra, o algoritmo é bastante útil quando se trata, por exemplo, de capturar imagens noturnas através de janelas.

Embora os autores não tenham mencionado quando essa tecnologia pode chegar a dispositivos como smartphones, é possível que, por se tratar de um algoritmo, ela não necessite de mudanças de hardware para funcionar.
Google Câmeras Fotografia digital Smartphones Fotografia MIT Algoritmo
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você