Google pode liberar envio de e-mails encriptados para usuários

Luccas Franklin, editado por Renato Santino 21/04/2014 15h00
Encriptação
A A A

Engenheiros do Google estão trabalhando em uma forma de facilitar a utilização do protocolo de segurança PGP para encriptação de e-mails dos usuários do Gmail. Isso significaria uma maior segurança dos dados e e-mails que não poderiam ser lidos por ninguém, exceto o destinatário.

Isso incluiria o Google, que perderia a possibilidade de utilizar os e-mails para coletar dados do usuário para direcionamento de propaganda. A prática, que não é segredo para ninguém, é a principal fonte de receitas da empresa.

Somando-se às recentes falhas de segurança do OpenSSL (o Heartbleed) a recente polêmica que envolve o Google escaneando o e-mail de usuários do Gmail para fins de marketing, a preocupação com a segurança na Internet parece aumentar a cada dia.

Uma última preocupação é a localização das chaves de segurança. Caso fiquem com o Google, poderiam ser utilizadas pela NSA, orgão de inteligência americano, para espionagem. Caso fiquem no computador do usuário, ele perderia completamente a possibilidade de recuperar uma senha, caso a perdesse.

O Google, ao ser questionado sobre o assunto pelo site The Verge, negou comentário sobre o assunto e a disponibilização de encriptação para usuários comuns. 

Via: The Verge

Segurança Google e-mail Gmail
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você