Meme Temer

Governo notifica página de memes por usar fotos de Temer sem autorização

Redação Olhar Digital 23/05/2017 10h47
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Departamento de Produção e Divulgação de Imagem do Palácio do Planalto está enviando comunicados a páginas do Facebook que reproduzem memes com imagens de Michel Temer ou outras imagens feitas por canais oficiais. Segundo reportou o Zero Hora, a medida é uma tentativa do Planalto de evitar a associação da imagem do presidente a posts humorísticos.


A mensagem à qual o jornal teve acesso afirma que, embora as imagens estejam disponíveis para fins jornalísticos ou de divulgação das ações do governo, "para outras finalidades, é necessária autorização prévia". A notificação ainda informa que as imagens podem ser reproduzidas apenas com a citação dos créditos, o que é parte dos direitos morais do autor da foto original.

No último domingo, 21, o programa "Fantástico", da Globo, terminou com alguns dos memes que circulam na internet relacionados à atual crise política. No dia seguinte, ao menos uma das páginas cujas criações apareceram no programa recebeu a notificação do Planalto.

Foi o caso da página Capinaremos, criada pelo gaúcho Sandro Sanfelice. Em entrevista ao Zero Hora, o criador da página disse ter ficado apreensivo com a notificação. Ele afirma ter tentado, sem sucesso, entrar em contato com o Planalto, e que acha pouco provável que a notificação esteja relacionada à veiculação da imagem no "Fantástico". Mesmo assim, Sanfelice diz que pretende continuar produzindo memes, e reforçou a mensagem com memes sobre a situação:

Internet Governo Censura
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você