Grupo de empresas quer criar identidade digital única para internet

Senhas não são seguras e frequentemente credenciais de acesso a sites são vazadas na web, expondo nome de usuário, e-mail e senha de usuários. Um grupo suíço quer aumentar a segurança dos moradores do país e anunciou um projeto para criar uma identidade única digital para ser usada dentro da internet.

O grupo conta com nove grandes empresas suíças, incluindo UBS, Credit Suisse, Swisscom, Swiss Post, SIX, Raiffeisen, Swiss Railways, Zuercher Kantonalbank e Mobiliar, de acordo com a Reuters.

A ideia é que, com uma identidade digital única, os suíços consigam fazer compras online, adquirir passagens de trem e até realizar transações bancárias. O governo apoiaria o projeto com a identificação dos consumidores, enquanto o grupo cuidaria da infraestrutura.

Assim, os suíços usariam apenas um nome de usuário e uma senha para os diferentes serviços oferecidos por essas empresas. As credenciais seriam diretamente vinculadas à pessoa e ao cadastro governamental, o que ajudaria em caso de fraude.

Não é uma solução definitiva para problemas de vazamentos de senhas, mas pode ajudar a manter a segurança dos usuários. No entanto, para todos os outros serviços de internet, os suíços vão ter que continuar usando as credenciais atuais - nada de identidade única para Facebook e Google, por enquanto.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ