Segurança

Digitação

Hábito de digitação pode substituir senhas no futuro

Daniel Junqueira, editado por Igor Lopes 28/03/2012 09h33
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolvem sistema que reconhece usuário pela forma como ele digita no computador

Esqueça as diversas combinações de letras, números e símbolos cada vez mais exigidas pelos diversos serviços na internet, seja para acesso ao banco, à rede social ou ao email corporativo. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), dos Estados Unidos, está desenvolvendo um sistema que detecta o usuário a partir da digitação.

Os pesquisadores do Pentágono acreditam que recriar a forma como uma pessoa digita em um teclado é muito mais complicado do que conseguir uma senha, e, assim, um sistema feito a partir da digitação é mais seguro do que os tradicionais passwords, segundo o The New York Times.

O sistema que está sendo desenvolvido pela DARPA faz o reconhecimento a partir da digitação do nome de usuário. Além disso, ele roda um software em segundo plano que analisa a digitação durante o uso do programa, garantindo que o dono da conta não tenha sido forçado a fornecer a informação apenas para iniciar o computador e depois foi substituído por outra pessoa.

Como exemplo, os pesquisadores citaram uma pessoa que segura uma tecla por 100 milisegundos. Se alguém entra no computador desta pessoa e passa a segurar as teclas por 90 milisegundos, por exemplo, já é um sinal de que o usuário foi trocado, o que bloquearia o acesso aos dados pessoais.

Um desafio para o sistema é que seria necessário um constante monitoramento do usuário para garantir que as mudanças na forma como ele usa o PC sejam detectadas e, assim, ele seja reconhecido frequentemente.

Segurança Pesquisa Teclado
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você