Hábito de digitação pode substituir senhas no futuro

Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolvem sistema que reconhece usuário pela forma como ele digita no computador

Daniel Junqueira, editado por Igor Lopes 28/03/2012 09h33
Digitação
A A A

Esqueça as diversas combinações de letras, números e símbolos cada vez mais exigidas pelos diversos serviços na internet, seja para acesso ao banco, à rede social ou ao email corporativo. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), dos Estados Unidos, está desenvolvendo um sistema que detecta o usuário a partir da digitação.

Os pesquisadores do Pentágono acreditam que recriar a forma como uma pessoa digita em um teclado é muito mais complicado do que conseguir uma senha, e, assim, um sistema feito a partir da digitação é mais seguro do que os tradicionais passwords, segundo o The New York Times.

O sistema que está sendo desenvolvido pela DARPA faz o reconhecimento a partir da digitação do nome de usuário. Além disso, ele roda um software em segundo plano que analisa a digitação durante o uso do programa, garantindo que o dono da conta não tenha sido forçado a fornecer a informação apenas para iniciar o computador e depois foi substituído por outra pessoa.

Como exemplo, os pesquisadores citaram uma pessoa que segura uma tecla por 100 milisegundos. Se alguém entra no computador desta pessoa e passa a segurar as teclas por 90 milisegundos, por exemplo, já é um sinal de que o usuário foi trocado, o que bloquearia o acesso aos dados pessoais.

Um desafio para o sistema é que seria necessário um constante monitoramento do usuário para garantir que as mudanças na forma como ele usa o PC sejam detectadas e, assim, ele seja reconhecido frequentemente.

Segurança Pesquisa Teclado
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você