Segurança

PS4 rodando Pokemon em Linux

Hackers desbloqueiam PS4 e instalam Linux no console; veja

Gustavo Sumares 04/01/2016 16h01
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O grupo de hackers chamado fail0verflow revelou recentemente que não apenas conseguiu desbloquear o Playstation 4 como também conseguiu fazer o console da Sony rodar uma versão customizada do Linux.

O hack do grupo foi mostrado durante o 32o Chaos Communication Congress, uma conferência anual sobre segurança digital e assuntos políticos envolvendo tecnologia. Ela foi mostrada na forma de um vídeo enviado pelo próprio fali0verflow para o evento. O vídeo pode ser visto abaixo:



Além de fazer o PS4 rodar o Linux, os hackers também acrescentaram um "toque especial": instalaram um emulador e, durante a demonstração, fizeram o PS4 rodar uma versão emulada de Pokemon. A façanha exigiu mais de 7 mil modificações ao kernel do Linux, segundo os hackers.

Implicações

O fail0verflow comentou que a adaptação do Linux que eles fizeram ainda necessita de algumas modificações para funcionar melhor. Eles também disponibilizaram o código criado por eles no GitHub, para que outros usuários possam usar e modificar. Os hackers não mostram, contudo, como desbloquear o PS$: segundo eles, "a segurança do PS4 é tão tosca que você não precisa de nós para isso".

Instalar o Linux em um PS4 tem uma série de vantagens surpreendentes. O sistema operacional é um dos mais simples de se programar, graças à sua natureza de código aberto, o que permitiria que usuários criassem seus próprios programas para rodar no PS4.

Além disso, uma série de programas úteis possuem versão para Linux. Um desses programas é o Steam: se usuários conseguissem instalar o Steam em um PS4 rodando Linux, seria possível importar todos os seus jogos da loja da Valve para jogar no PS4.
Hackers Linux Sony Sistema Operacional hack PS4 Sony Entertainment Network playstation 4 Hacktivismo sistemas operacionais
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você