Segurança

Segurança, hack

Ingresso.com nega invasão a seus sistemas

Leonardo Pereira, editado por Marcelo Gripa 13/03/2014 10h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Golpe que exibe nome completo, data de nascimento, CPF, RG, nome da mãe, sexo e até o endereço dos clientes também passou a usar nomes de outras empresas

A Ingresso.com se pronunciou sobre o golpe que tem usado informações de seus clientes para tentar enganá-los, sem dar muitos detalhes sobre o que está acontecendo. Em nota enviada ao Olhar Digital, a empresa afirma apenas "que os dados não partiram de seus sistemas" e que "o caso está sendo tratado pelas autoridades competentes".

Não foi informado quantas pessoas foram afetadas e nem como os golpistas conseguiram cruzar os dados das vítimas com os e-mails de quem tem cadastro no site, afinal, mesmo que não tenha havido invasão à Ingresso.com, quem está por trás do ocorrido sabia que tinha de enviar e-mail aos clientes da empresa.

Muitas pessoas foram ao ReclameAqui para informar sobre o problema, que também foi relatado ao Olhar Digital por alguns leitores. Nos comentários do site e no Facebook mais gente apareceu para dizer que foi vítima também, inclusive com os golpistas usando o nome de outras empresas, como a Cielo.

Aparentemente o caso deu as caras na terça-feira, 11, quando usuários do site começaram a receber e-mails sobre um sorteio de ingressos para a Copa do Mundo. A correspondência, bem escrita e com layout convincente, diz que o destinatário foi um dos ganhadores e precisa entrar num site para ativar um cupom.

A página indicada pelos golpistas também é bem feita e leva a crer que pertence à Ingresso.com ou outras empresas, mas pede que o visitante baixe um arquivo malicioso para efetivar o resultado do sorteio.

O golpe provavelmente passaria batido por boa parte dos que receberam esse e-mail, não fosse o fato de que dados sigilosos são listados para dar veracidade à coisa toda. Nome completo, data de nascimento, CPF, RG, nome da mãe, sexo e até o endereço dos clientes foram vazados.

Hackers hack Crimes digitais cibercrime
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você