ipod

iPod pode ter sido causador de incêndios no Japão

Redação Olhar Digital 19/08/2008 12h16
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Tocadores problemáticos foram vendidos no país entre 2005 e 2006

O Japão afirmou nesta terça-feira, 19, que o superaquecimento de iPods nano causou três incêndios. Ninguém foi ferido nos três incidentes envolvendo o tocador digital da Apple, mas o governo disse em comunicado que a empresa reportou outros dois casos em que pessoas sofreram leves queimaduras.

Segundo o Ministério do Comércio do país, os aparelhos podem ter aquecido por um defeito na bateria. O ministério acrescentou que os iPods nano com incidentes conhecidos foram vendidos no Japão entre setembro de 2005 e setembro de 2006. Um órgão semi-estatal especializado em segurança de produtos irá investigar as causas dos incidentes juntamente com a Apple, explicou um representante do ministério.

"Não estamos em posição de especular sobre os resultados das investigações. Mas, depois de muitos incidentes como esses, seria apropriado para a Apple tomar algumas medidas para alertar o público", afirmou um representante do ministério.

 

Problema na bateria

Baterias de lítio têm sido responsabilizadas por uma série de incêndios e pequenas explosões em laptops nos últimos anos, que geraram grandes operações de recall (troca de produtos) de uma série de fabricantes.

Em 2006, a Sony teve que pedir desculpas publicamente aos consumidores por problemas causados pelas baterias instaladas em seus produtos. A empresa teve que recolher 10 milhões de baterias de lítio após incidentes com computadores que superaqueciam ou geravam pequenos incêndios. Outras fabricantes como Dell, Lenovo e a própria Apple já enfrentaram problemas semelhantes em notebooks.

Segurança iPod Mercado
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você