Israel e EUA criaram Stuxnet contra Irã

Cyberataque conseguiu infiltrar máquinas utilizadas no sistema de enriquecimento de urânio do Teerã

Redação Olhar Digital 17/01/2011 18h44
Irã
A A A
Stuxnet, vírus que afetou vários computadores do Irã, principalmente os ligados ao programa de desenvolvimento nuclear, foi confirmado pelo New York Times como sendo uma ação resultante da parceria entre Estados Unidos e Israel.

O cyberataque, que conseguiu infiltrar máquinas utilizadas no sistema de enriquecimento de urânio do Teerã, foi testado no complexo de Dimona, deserto de Negev, centro de armas nucleares de Israel.

"Para testar o vírus, você deve conhecer as máquinas," disse um especialista americano em inteligência nuclear. "A razão do vírus ser tão eficaz, foi Israel tê-lo testado".

Por outro lado, a operação não foi tão bem sucedida. Os projetos nucleares continuam em algumas partes do Irã e, ainda por cima, possuem o código do Stuxnet.

"É como um manual", disse Ralph Langner, especialista em segurança computacional de Hamburgo, Alemanha, que estava entre os primeiros a decodificar Stuxnet. "Qualquer um que olha com cuidado pode construir algo parecido".
O vírus não foi o único golpe contra o Irã. Além de outros cyberataques planejados, dois cientistas que trabalhavam no centro do programa nuclear foram mortos no país. Por conta disso, Mohsen Fakrizadeh, professor responsável pelo programa iraniano, está escondido por ser considerado "alvo".

Um relatório liberado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) disse que esses ataques cibernéticos podem tornar-se um choque de escala global, marcando tal acontecimento como catástrofe previsível. A solução para esses problemas, de acordo com o relatório, seria a implementação de uma segurança cibernética que "responda às necessidades de todos os cidadãos e não apenas das instalações do governo central", afirmou a OECD.
Segurança Vírus Tecnologia
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você