Jogos aumentam riscos de vírus em redes sociais

As implicações em segurança são numerosas, indo desde consolidação e aumento do poder do spam até roubo de dados e identidade

Redação Olhar Digital 09/04/2010 17h47
seguranca
A A A
A BitDefender, provedora de soluções de segurança anti-malware, apresentou os resultados de um estudo sobre o impacto de jogos sociais na exposição dos dados particulares dos usuários e demonstrou que os aplicativos aumentam spam e phishing em mais de 50% nas redes sociais.

Com o objetivo de atingir uma pontuação alta, os aplicativos requerem que o usuário junte um número considerável de amigos para jogar o mesmo jogo e é ai que entram os  spammers que  exploram essa tendência com perfis falsos e bots que enviam mensagens de spam para os grupos.

O estudo também demonstra que as contas falsas mais bem sucedidas são aquelas que imitam os perfis reais, que contêm muitos detalhes e fotos do "usuário."

"Os usuários estão mais propensos a aceitar spammers em suas listas de amigos quando eles estão em uma rede social do que em qualquer outro ambiente de comunicação online," afirma George Petre, líder da equipe de inteligência em ameaças da BitDefender e autor do estudo.

As implicações em segurança são numerosas, indo desde consolidação e aumento do poder do spam, roubo de dados e identidade, roubo de contas até disseminação de malware.

"Esse fato traz o spam e os engenhosos esquemas sociais para mais perto do usuário do que qualquer spam de email ou esquema online. Além do mais, nós vimos que no aplicativo de ambientes sociais, os usuários podem facilmente ser enganados e levados a adicionar spammers ao seu perfil. Assim, recomendamos que os aficionados por jogos sociais tenham extremo cuidado antes de aumentar seu círculo de amigos," recomenda Petre.

Segurança redes sociais
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você