Segurança

McAfee

McAfee alerta contra guerra cibernética

Redação Olhar Digital 18/11/2009 14h26
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A McAfee divulgou na terça feira, 17 de novembro, seu 5º Relatório de Criminologia Virtual 2009 sobre crimes virtuais.

A McAfee divulgou na terça feira, 17 de novembro, seu 5º Relatório de Criminologia Virtual 2009 sobre crimes virtuais. Com o título "Virtualmente real - A era da guerra cibernética", o documento chama atenção para o crescente caráter político dos ataques na internet, o que pode ser um grande problema para as empresas.

O relatório alerta: "Se um grande conflito cibernético entre países vier a ocorrer, é muito provável que o setor privado seja pego no fogo cruzado". Para definir o que é guerra cibernética, a McAfee propõe analisar quatro fatores: origem, consequência, motivação e sofisticação. Se o ataque foi realizado por um país, causou danos, teve motivação política ou exigiu planejamento complexo, então é provável que se esteja diante de um conflito cibernético.

Os alvos mais prováveis para ataque, segundo o relatório, são as infraestruturas dos países como sistema bancário e financeiro, refinarias, redes elétricas, esgoto e água. Segundo a McAfee, cinco países têm encabeçado o desenvolvimento de sistemas de defesa: EUA, China, França, Israel e Rússia.

"Se adversários quisessem atacar países na internet, eles escolheriam alvos com os quais pudessem infligir os maiores impactos com o mínimo de esforço", disse ao relatório Masaki Ishiguro, pesquisador de segurança da informação, do Instituto de Pesquisa da Mitsubishi.

O desafio do setor privado será preparar-se para a contingência de um ataque sem depender unicamente dos governos, estabelecendo o que a McAfee define como defesa ativa, ou seja, um sistema já preparado para agir, sem intermédio de ações prévias do governo.
Segurança Serviços Antivírus
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você