Segurança

windows 10 vermelho

Microsoft toma precauções para impedir novos mega-ataques com ransomware

Renato Santino 29/06/2017 14h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com mais um ataque de dimensões globais sequestrando computadores, a Microsoft novamente se vê nos holofotes e com a missão de resolver a vida dos usuários de Windows 10, ou ao menos minimizar impactos. A primeira ação para isso já está disponível para testes para quem faz parte do grupo de Windows Insiders.

Essas pessoas, que recebem atualizações antes de todo mundo para testar antes que os recursos sejam distribuídos para a base completa de usuários, ganharam acesso a função de pastas controladas, que, na prática, significa que o conteúdo guardado nesses diretórios específicos será protegido contra ransomware, como o WannaCry e o Petya, e outras pragas.

Dona Sarkar, chefe do programa Windows Insiders explica que o recurso monitora as alterações feitas por aplicativos em pastas selecionadas. Com isso, é possível limitar quais aplicativos podem mexer no conteúdo daquele espaço. É possível configurar quais aplicativos têm permissão ou não para fazer modificações e, se alguma ferramenta não-autorizada tentar realiza-las, o sistema notificará o usuário para permitir ou não.

Para ativar o recurso, usuários do grupo de Insiders que receberem a última atualização precisarão ativá-la na Central de Segurança do Windows Defender e entrar na opção “Proteção contra vírus e ameaças”.

O resto dos usuários, no entanto, só deve ter acesso ao recurso no final do ano, quando a Microsoft deve lançar o Fall Creators Update, a próxima grande atualização do sistema operacional. Como o nome indica, a previsão de lançamento é para o último trimestre de 2017, referente ao outono no hemisfério norte.

Segurança Microsoft Windows Vírus Antivírus Windows 10
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você