Navegação anônima não é tão segura quanto você pensa; entenda por quê

Navegação anônima não é tão segura quanto você pensa; entenda por quê

Redação Olhar Digital 30/06/2016 15h24
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Provavelmente o seu navegador oferece uma opção de navegação anônima. O que muita gente não sabe é que, apesar de prometer não coletar informações do usuário e não adicionar páginas ao histórico, não é bem isso o que acontece. Mesmo que opte pelo modo anônimo, o usuário ainda terá capturado um registro de tudo o que ele fizer na rede.

Um estudo realizado pela equipe de segurança do S2 Grupo mostra que o modo anônimo apenas evita que o computador grave as informações. "Com certeza não manda os cookies das sessões anteriores. Mas podem continuar rastreando por outros parâmetros", explica a empresa. Assim, o provedor de internet, os sites visitados e o seu empregador (caso você use o computador do trabalho) ainda conseguem rastreá-lo.

Como funciona?

"Sempre que fazemos uma busca através de um navegador da web estamos enviando dados a alguns servidores (Google, Microsoft, Apple etc). Junto com nossos dados de busca, também é enviado outro tipo de informação como a localização, navegador usado, idioma ou o dispositivo", explica Ricardo Vega, blogueiro espanhol criador de uma página especializada em tecnologia.

Essas informações são bastante valiosas para as empresas de tecnologia, já que oferecem detalhes sobre o que o usuário consome, quais são seus interesses e desejos. É isso que permite uma publicidade personalizada.

Reprodução

Navegação incógnita

O modo anônimo, mesmo que não seja completamente invisível, tem suas vantagens. "Ele permite que você navegue pela web sem guardar nenhum tipo de informação sobre os sites que visita", explica o navegador Firefox.

Especialistas indicam o uso do modo privado quando o usuário precisa de segurança, como ao realizar transações bancárias, por exemplo.

O que fazer?

Vega afirma para existir uma navegação completamente sigilosa, é preciso "muito trabalho da parte do usuário", incluindo uma série de ferramentas, como as VPNs.

Via BBC

Segurança
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você