Novo golpe circulando pelo WhatsApp promete vale-presente de R$ 500

O mês de abril mal começou e um novo golpe já está se espalhando por entre usuários do WhatsApp. A peça promete um suposto vale-presente no valor de R$ 500 da loja de cosméticos O Boticário, apenas para infectar pessoas desavisadas.

Segundo a empresa de segurança eletrônica PSafe, o novo golpe já afetou mais de 50 mil pessoas em apenas cinco dias. O esquema consiste num link, compartilhado à exaustão, que supostamente levaria o usuário à página da web na qual o vale-presente poderia ser adquirido.

Ao seguir o link, o usuário cai numa página que se passa por um site oficial do O Boticário e faz três perguntas relacionadas à marca, como "você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?". Tudo para manter as aparências de uma promoção séria.

A página ainda pede que a vítima compartilhe o link do falso cupom com dez amigos ou grupos do WhatsApp - com o objetivo de espalhar o golpe mais rapidamente. Depois disso, o usuário é levado a se cadastrar em sites maliciosos.

Essas páginas "efetuam cobranças indevidas" e incentivam a vítima a "baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro", disse a PSafe. A dica da empresa, e recomendação padrão para esse tipo de caso, é que você sempre desconfie de promoções exageradas que aparecem no seu app.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ