Novo golpe no WhatsApp promete chamadas de vídeo para iPhones

Criminosos estão se aproveitando de um dos recursos mais esperados do WhatsApp para atrair vítimas. Um novo golpe com foco em donos de iPhones promete levar as chamadas de vídeo, disponíveis apenas para Android, aos dispositivos iOS.

Reprodução

O usuário recebe uma mensagem com um link que solicita que ele compartilhe a informação com 10 contatos ou 3 grupos para continuar o processo. Depois disso, ele é redirecionado para a instalação de softwares.

Reprodução

Dependendo de sua localização, a vítima recebe mensagens informando erros no aparelho e solicitando atualizações. É possível ainda que seja solicitado o telefone da pessoa. Caso informe seu número, o usuário pode ser cadastrado em serviços premium que descontam valores semanais de seus créditos ou de sua conta.

Reprodução

"Essa não é a primeira campanha maliciosa no WhatsApp que promete esse recurso. Como agora a ferramenta está disponível oficialmente para usuários do Android, cibercriminosos estão aproveitando o interesse pelo recurso para enganar mais vítimas e assim lhes causar prejuízo”, explica Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Lab Brasil.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ