Novo vírus para Mac explora falha antiga que também existe no Windows

Há anos o marketing da Apple espalhou a ideia de que não existe malware para o sistema operacional fechado dos Macs e MacBooks, ao contrário dos rivais. Embora seja muito difícil encontrar vírus para esses sistemas, eles existem. E um recém-descoberto explora uma falha bem conhecida do Windows.

Pesquisadores da empresa de segurança eletrônica Objective-See publicaram nesta semana a descoberta de um malware que opera no Mac da mesma forma que opera em um PC Windows. O vírus aproveita o recurso de macros do Microsoft Word, que permite gravar comandos de programação executáveis quando o arquivo for aberto.

Quando um usuário abre um documento do Word infectado no Mac, o arquivo faz o download e executa um payload que pode causar sérios estragos à máquina. Ataques como esses costumam ser usados em sequestro de dados (o famoso ransomware) e até para instalar um acesso remoto ao computador (ou "backdoor").

Quem trabalha com segurança de sistemas sabe que esse tipo de malware é comum e não muito sofisticado. Os pesquisadores demonstraram surpresa ao saber que o macOS não é equipado com segurança suficiente para barrar ataques simples como este.

A boa notícia é que esse tipo de malware depende muito da prática de engenharia social. A vítima é normalmente enganada até baixar um arquivo infectado pela internet - portanto, tome cuidado com os links enviados por pessoas não confiáveis e também com e-mails suspeitos.

Via Ars Technica

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ