Novo vírus 'retrô' assusta usuários de Windows

Um vírus "nostálgico" tem atacado computadores de usuários desavisados do site de downloads FossHub. Hackers substituíram arquivos legítimos por um programa malicioso que bloqueia o computador da vítima, levando-o de volta à era do MS-DOS.

O vírus, criado por um grupo que se chama Pegglecrew, se instala nos PCs das vítimas quando estas tentam baixar programas comuns. A princípio, o malware não é ativado, mas entra em ação da próxima vez que o usuário tentar ligar a máquina.

Em vez de dar boot no sistema, a máquina exibe a seguinte mensagem: "Quando você reinicia, percebe que algo sobrescreveu o seu MBR [master boot record]. É triste que suas aventuras tenham acabado aqui!", diz o vírus, impedindo a vítima de continuar usando o PC.

Apesar das referências a jogos de RPG, o vírus não parece ser destrutivo. Segundo o youtuber danooct1, é possível trazer de volta a máquina usando o CD de recuperação ou instalação do Windows como unidade de boot. Depois disso, basta restaurar o MBR e o vírus não parece incomodar novamente.

Via Gizmodo

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ