Segurança

Logo Olhar Digital

“Olho de gato” eletrônico ajuda a salvar vida de motoristas na Inglaterra

Redação Olhar Digital 22/11/2007 12h14
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Dispositivo aumenta a visibilidade das estradas durante a noite

Várias estradas inglesas já estão usando uma nova versão do tradicional “olho de gato”, dispositivo usado na sinalização noturna de rodovias que reflete a luz dos faróis do carro, para melhorar a visibilidade da pista e salvar vidas. O SolarStud, desenvolvido pela empresa inglesa Astucia, é instalado na pista e contém uma pequena célula foto-elétrica que, durante o dia, absorve a luz do sol e a usa para recarregar uma bateria. Durante a noite, a bateria é usada para alimentar LEDs no aparelho, que tornam os sinalizadores visíveis a grandes distâncias mesmo sem a ajuda dos faróis dos carros.

 

Graças à iluminação extra, a visibilidade da pista é aumentada em 10 vezes, de 90 para 900 metros, e o tempo de reação do motorista pula de 3.2 segundos para mais de meio minuto. Com a ajudinha da tecnologia, o índice de acidentes nas estradas equipadas com o dispositivo pode ser reduzido em até 70 porcento. Cada sinalizador tem uma vida útil de cerca de 10 anos, e sua instalação não requer esforço extra: basta prendê-lo ao asfalto.

Segurança
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você