Hack, hacker, segurança, programação, código

Operadoras de telefonia estariam trocando dados de consumidores entre si

Redação Olhar Digital 11/02/2019 09h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Vivo, NET e Oi compartilham informações para que sejam oferecidos serviços diversos por meio de ligações que não foram solicitadas pelo usuário

Em apuração feita pelo Tecmundo, as operadoras de telefonia estariam trocando dados pessoais de clientes entre si, supostamente para “suprir as necessidades” das pessoas. Segundo o que foi apurado, as empresas Vivo, NET e Oi mantêm uma base de dados compartilhada.


Um cliente que fez o cadastro na Vivo para contratação de Internet por fibra ótica, recebeu ligações de outras companhias de comunicação para oferecer alternativas desse serviço, já que a Internet por fibra não estava disponível em sua região. A Anatel informa que “as prestadoras de serviço de telecomunicações estão proibidas de compartilhar dados de clientes”.  

Ao questionar uma das atendentes sobre tal prática, esse cliente recebeu a seguinte informação: “Aqui tem um cadastro seu pronto que chega para a gente. Aí a gente entra em contato com o cliente para ver se tem interesse. A própria Anatel faz essa autorização pro cliente não ficar sem o serviço”. Essa informação vai contra ao que a Anatel diz.

Essa prática de troca de informações pode ser considerado algo comum por alguns, porém, há um perigo escondido aí. O principal questionamento dessa reportagem é quanto à segurança dessas informações. Para que essas informações sejam compartilhadas entre as empresas, elas devem estar em algum banco de dados. Caso esses dados vazem ou caiam em mãos erradas, informações pessoais das pessoas que utilizam o serviço podem ser usados para diversos tipos de fraude.

 

Segurança Net Vivo OI
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você