Segurança

Ford EDGE

Os carros conectados estão chegando ao Brasil

Rafael Arbulu, editado por Igor Lopes 07/12/2011 10h34
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Novo lançamento da Ford pode pavimentar o caminho para o segmento de automóveis ligados à rede

O ano de 2011 foi um marco no segmento tecnológico por vários motivos, mas um que vale ressaltar é o fato desse ser o vigésimo aniversário do www, ou a rede mundial de computadores (não confundir com "internet"). Se, até alguns anos atrás, você dependia exclusivamente de um computador pessoal para navegar na "teia mundial", hoje o que se tem é um outro paradigma: qualquer coisa pode ser um ponto de acesso à internet, bastando apenas empregar a tecnologia correta para isso.

Assim como os smartphones, que já correspondem a um enorme percentual de acessos à rede, a Ford prevê que você também ficará online dentro do seu carro – usando o próprio carro como canal de acesso: "Basta observar as pessoas na rua", diz Claudio Moles, Gerente de Engenharia Elétrica da montadora norte-americana. "Hoje, todo mundo tem um telefone à mão, enviando mensagens e se conectando às redes sociais. A Ford simplesmente pegou o que já existe e instalou dentro de um carro".

"O carro", no caso, é o Ford EDGE 2012, que foi apresentado à imprensa e deve chegar às concessionárias de todo o Brasil na segunda quinzena de janeiro de 2012. O novo SUV da Ford tem a capacidade de permitir que motoristas e passageiros acessem a internet convencionalmente, através de uma conexão compartilhada, criada quando se insere um modem 3G na porta USB do automóvel. A questão é: isso é feito apenas nos EUA. De acordo com Jader de Amorim e Juliano Medeiros, respectivamente, Engenheiro de Desenvolvimento do sistema Sync e Engenheiro de Infotainment da Ford, os modems 3G das operadoras brasileiras não oferecem suporte ao veiculo. "É uma questão de instalação de drivers, na verdade: a tecnologia existe no carro nacional, mas os modems não possuem o reconhecimento necessário para criar o ambiente compartilhado", diz Juliano.

Entretanto, conforme nossa entrevista com o especialista em sistemas embarcados, Jack Ganssle, apontou, apenas o fato de você se conectar pelo automóvel já é uma maneira de deixar a porta aberta para que hackers "tentem invadir o seu carro" também. Os executivos, que afirmam terem lido o artigo (leia-o você também aqui), dizem que a segurança sempre foi a primeira preocupação da Ford. Jader diz que a montadora conta com um departamento específico para o desenvolvimento de sistemas de proteção: "Trabalhamos na política de layers – ou seja, criamos camadas de segurança com dificuldade crescente de invasão. As comunicações diretas são completamente isoladas dos componentes vitais do carro e até mesmo nossas redes passivas transmitem dados criptografados. É possível burlar? Sim. Tudo é possível hoje. Mas o grau de dificuldade que colocamos incentiva o invasor a desistir – nós preferimos'vencer pelo cansaço'".

Claudio ainda complementa, dizendo que "mesmo com tudo isso, nós estamos ativamente de olho no sistema que criamos. A partir do momento que alguém entra em nossa segurança, antes de algo ser feito, nós já detectamos a intrusão e mudamos o esquema de proteção. É um jogo de gato e rato".

A questão que sobra, então, é a adoção dessas novidades tecnológicas pela massa. Convenhamos, o EDGE, com seu preço chegando a quase R$ 150 mil, não é exatamente um produto destinado à classe C. Contra isso, Claudio argumenta: "de fato, o EDGE não é feito com o grande público em mente. É um veículo elitizado. Mas isso é uma questão de popularização do sistema – o novo Fiesta (Fiesta Hatch) também conta com alguns destes recursos de interação".

E você, leitor? Acha que os carros conectados estão chegando para ficar? Ou acredita que isso tudo não passa de uma moda passageira? Dê sua opinião nos comentários abaixo.

Segurança Automóveis Mobilidade Carro conectado Ford EDGE
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você